A APAEB
A APAEB Sisal, Associação Comunitária de Produção e Comercialização do Sisal, é uma organização sem fins lucrativos formada por pequenos produtores rurais de Sisal que, através da compra e industrialização da fibra extraída da planta Agave Sisalana (Sisal), gera Emprego e Renda no Sertão da Bahia. Fundada em 1980, atualmente contamos com mais de 200 Associados ativos e mais de 400 Colaboradores diretos, tendo impacto socioeconômico relevante para o munícipio de Valente e toda a região.


Como tudo começou
Na década de 70, ainda durante o regime militar, surgem as primeiras iniciativas voltadas para a organização da sociedade civil como estratégia de intervenção em seu território, sempre partindo de trabalhos de Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Em meados da década, as ações pastorais se voltaram para a luta dos trabalhadores para assumir o controle do Sindicato de Trabalhadores Rurais, até então dominado pelas forças políticas conservadoras.
Ao final da década, sob orientação da Pastoral Rural, os pequenos produtores rurais de diferentes cidades, incluindo Valente, se juntaram para reivindicar a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICM, hoje ICMS) para o excedente da produção agropecuária que se destinava ao mercado. A partir daí surge a ideia de formar uma “Cooperativa Regional” para assumir esta comercialização. Como a legislação não permitia a formação de cooperativas só de agricultores, estes optaram por uma entidade associativa. Fundada em 1980 com o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC), a APAEB (até então Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia), com matriz em Serrinha, tinha filiais em Araci, Ichu e Feira de Santana.
Sem fins lucrativos, o foco era dar respostas ao problema da comercialização dos produtos agrícolas, principalmente o Sisal. Feitas as primeiras experiências de armazenamento e comercialização, a APAEB voltou-se para a busca de alternativas de convivência com o semiárido, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado regional. Sua luta maior na época era ajudar os pequenos produtores rurais a organizar a produção e eliminar atravessadores na comercialização, garantindo maior valor aos produtos agrícolas.
O grupo que deu origem à APAEB, no início, encontrou muita resistência dos grandes fazendeiros e políticos locais por causa de interesses econômicos. Além disso, houve dificuldades em trabalhar com os pequenos fazendeiros, que não visualizavam os benefícios que a associação poderia resultar para eles. Ao mesmo tempo, até gestores públicos olhavam com desconfiança o surgimento e o funcionamento de uma associação independente. Entretanto, a filial de Valente logo destacou-se, impactando no andamento econômico do município.


As primeiras atividades econômicas
Posto de Vendas e Armazéns Comunitários
Em 1981, se inicia a história “econômica” da APAEB de Valente, com a inauguração do Posto de Vendas para comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar. Primeira atividade econômica, o objetivo era oferecer produtos de baixo preço à comunidade e garantir a comercialização dos produtos dos pequenos produtores rurais, de Valente e região.
Batedeira Comunitária de Sisal
Em 1984, foi implantada a Batedeira Comunitária de Sisal, que é a unidade de processamento responsável pela primeira etapa na industrialização do Sisal. Isso permitiu aos próprios agricultores beneficiar a própria fibra, antes comercializada somente para atravessadores (intermediários entre os produtores e as indústrias), agregando valor e melhorando a margem para os pequenos produtores. Esta veio para beneficiar o sisal e vendê-lo a preços melhores, beneficiando a milhares de sisaleiros.


Sustentabilidade do Sisal
O que é sisal?
Sisal é uma fibra natural, sustentável e biodegradável, ideal para diversos produtos.
Quais os benefícios do sisal?
O sisal é durável, resistente e contribui para a preservação ambiental, sendo uma escolha ecológica.
Como o sisal é produzido?
O sisal é obtido da planta Agave sisalana, cultivada de forma sustentável, sem agrotóxicos, garantindo um produto ecológico.
O sisal é biodegradável?
Sim, o sisal se decompõe naturalmente, reduzindo o impacto ambiental.
Onde usar produtos de sisal?
Os produtos de sisal são ideais para decoração, tapetes e utilidades domésticas.
Como a Apaeb contribui para a sustentabilidade?
A Apaeb promove práticas sustentáveis, desde o cultivo do sisal até a produção, respeitando o meio ambiente e a comunidade.